Fortaleça a sua fé e encontre inspiração diária.

Liturgia Diária

Compartilhe esse artigo:

SÃO GREGÓRIO MAGNO

PAPA E DOUTOR DA IGREJA

(branco, pref. comum, ou dos doutores – ofício da memória)

São Gregório, elevado à cátedra de Pedro, sempre buscava a face do Senhor e vivia na felicidade do seu amor.

Gregório (Itália, 540-604) foi prefeito de Roma, destacando-se como bom administrador. Desprendeu-se dos títulos e bens terrenos para se tornar monge beneditino. Eleito papa, aprofundou seus estudos bíblicos e teológicos, demonstrando grande empenho pela liturgia e pelo canto sacro. Seu exemplo nos motive a conhecer a Palavra da Verdade e ser presença de Cristo junto aos sofredores.

Primeira Leitura: Colossenses 1,1-8

Início da carta de São Paulo aos Colossenses – 1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e o irmão Timóteo 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossas: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente. 7Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é, junto de vós, um autêntico mensageiro de Cristo. 8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 51(52)

Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

1. Eu, porém, como oliveira verdejante / na casa do Senhor, / confio na clemência do meu Deus / agora e para sempre! – R.

2. Louvarei a vossa graça eternamente, / porque vós assim agistes; / espero em vosso nome, porque é bom, / perante os vossos santos! – R.

Evangelho: Lucas 4,38-44

Aleluia, aleluia, aleluia.

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Lucas nos relata uma série de curas realizadas por Jesus, iniciando pela cura da sogra de Pedro. A proximidade assinalada pela imposição das mãos ou pelo toque é um elemento importante nesses relatos, pois realiza e expressa a transmissão do poder curador a cada doente em particular. No final, Jesus anuncia que deve ir a outros lugares, pois todos merecem receber o Evangelho da salvação. Seguir Jesus significa estar em constante movimento. Significa não se acomodar, mas estar em ação e ir ao encontro das pessoas e situações que necessitem de ajuda e apoio. Jesus cura, expulsa demônios, reza, ensina… Quem quiser segui-lo, deve fazer o mesmo, deixando que a Palavra produza frutos exteriores e interiores. Inspirado pelo Espírito, o discípulo de Jesus continua no mundo sua missão de semeador da esperança e da libertação.

(Dia a Dia com o Evangelho 2025 – PAULUS)