A prática de rezar três Ave-Marias antes de dormir é uma devoção tradicional na Igreja Católica e tem várias razões espirituais. Aqui estão os principais motivos para essa oração:
1. Pedido de Pureza e Santidade
Essa prática está ligada a um pedido especial à Virgem Maria para alcançar e conservar a pureza do coração e da alma. Foi recomendada por santos como São Leonardo de Porto Maurício e Santo Afonso de Ligório, que viam nela um meio eficaz para obter a proteção de Nossa Senhora contra tentações.
2. Honra às Três Pessoas da Santíssima Trindade
Cada Ave-Maria é uma forma de louvor a uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade, reconhecendo o papel especial de Maria em relação a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo:
- Primeira Ave-Maria: Em honra a Deus Pai, que escolheu Maria como sua Filha.
- Segunda Ave-Maria: Em honra a Deus Filho, que fez de Maria sua Mãe.
- Terceira Ave-Maria: Em honra a Deus Espírito Santo, que a tomou como sua Esposa.
3. Proteção Especial na Hora da Morte
Nossa Senhora prometeu a Santa Matilde de Hackeborn (século XIII) que aqueles que rezassem três Ave-Marias todas as noites em honra dos privilégios recebidos por Ela da Santíssima Trindade teriam sua assistência especial na hora da morte.
4. Pedido de Boa Morte e Perseverança Final
A oração termina geralmente com a seguinte súplica:
“Ó Maria, pelo poder que vos concedeu o Pai Eterno, livrai-me do pecado mortal.
Ó Maria, pela sabedoria que vos concedeu o Filho, livrai-me do pecado mortal.
Ó Maria, pelo amor que vos concedeu o Espírito Santo, livrai-me do pecado mortal.”
5. Ato de Confiança e Entrega a Nossa Senhora
Antes de dormir, confiamos nossa vida e nossa alma à Virgem Maria, pedindo sua intercessão para repousarmos em paz e, se for a vontade de Deus, partirmos para a eternidade sob sua proteção.
Esta é uma prática simples, mas muito poderosa, que fortalece a devoção mariana e nos aproxima de Deus. Você já tem esse costume ou gostaria de começar? 😊